A versão final do2⁰ Relatóriosobre a Implementação da Norma da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva em Angola referente ao ano fiscal de 2022 foi aprovada, por unanimidade, esta quinta-feira, 17, na 5ª Reunião Extraordinária do Comité Nacional de Coordenação (CNC) da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE-Angola), na sede do MIREMPET.
O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, em representação do Presidente do CNC da ITIE-Angola, o Ministro Diamantino Azevedo procedeu a abertura do acto. Na ocasião, considerou o Relatório aprovado como "marco que constitui um testemunho do compromisso com a gestão transparente dos recursos minerais e petroliferos de Angola" salientando que "a sua divulgação não será apenas um exercício de transparência, mas também uma ferramenta para melhorar o ambiente de negócios no que a mobilização de investimentos a nível local, regional e internacional diz respeito".
"Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa, uma plataforma voluntária de promoção da transparência e gestão responsável das receitas provenientes do sector extractivo”, enalteceu o governante.
O governante também avançou que a equipa de validação do Secretariado Internacional da ITIE, estará em Luanda de 25 a 28 de Novembro de 2024, para aferir junto de todas as partes interessadas o ponto de situação da sua implementação, esperando ser conhecido o resultado desta avaliação até Março 2025.
Participaram no encontro os membros do CNC da ITIE, representantes do governo, membros da indústria extractiva e representantes da sociedade civil.