• CLOV FASE 3 ENTRA OFICIALMENTE EM PRODUÇÃO


    Arrancou esta terça-feira, 23, o processo de produção da Fase 3 do projecto CLOV, localizado no offshore profundo do Bloco 17, a aproximadamente 150 quilómetros da costa da província do Zaire. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), que lidera o empreendimento em parceria com a TotalEnergies (operadora), Equinor, ExxonMobil, Azule Energy e Sonangol E&P.

    Este novo desenvolvimento consiste na ligação submarina de cinco poços produtores de petróleo às infra-estruturas já existentes do FPSO CLOV, operando em profundidades entre 1.100 e 1.400 metros. A entrada em funcionamento desta fase irá adicionar cerca de 30 mil barris por dia à produção nacional.

    Durante a cerimónia de lançamento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás destacou o valor estratégico do projecto. “O nosso País é abençoado em recursos naturais. Estes recursos precisam de ser explorados, transformados em oportunidades concretas de acesso aos recursos energéticos, desenvolvimento local e formação de quadros, especialmente para os mais jovens. Congratulamos todas as partes envolvidas no projecto e aproveitamos para realçar a garantia das condições propícias para o ambiente de negócios em Angola”, referiu Diamantino Azevedo.

    O Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, sublinhou a importância da produção para a estabilidade do Sector, afirmando que este projecto irá contribuir para que Angola mantenha os seus níveis de produção acima de 1 milhão de barris por dia.

    O desenvolvimento projecto CLOV Fase 3 envolveu 2 milhões de horas de trabalho, das quais 1.5 milhões em Angola, representando a criação e manutenção de empregos localmente, bem como o compromisso com as obrigações fiscais e legais, das actividades nos estaleiros locais, nomeadamente no Lobito (estaleiro da Sonamet) e em Luanda (base logística da Sonils).