Ao encerrar a 26ª Reunião do Comité Regional da CIRGL, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, em representação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, procedeu à apresentação dos progressos registados na luta contra a exploração ilegal de recursos naturais, esta quinta-feira, 27 de Julho, em Luanda.
A reunião de Luanda assinalou progressos na implementação dos roteiros nacionais das ferramentas da luta contra a exploração ilegal dos recursos naturais.
As apresentações dos mecanismos de controlos internos, bem como a visão geral do protocolo sobre a exploração ilegal dos recursos naturais na região mereceram uma profunda abordagem por parte dos delegados.
Durante o evento, foi proposta a implementação do mecanismo de autofinanciamento e da sustentabilidade do Comité Regional, bem como o mecanismo sobre o beneficiamento local e agregação de valor acrescentado aos recursos naturais da região dos Grandes Lagos. Angola partilhou a sua experiência de 20 anos do Sistema de Certificação do Processo Kimberley, o que foi bem acolhido.
A reunião de Luanda foi considerada histórica por ter criado o comité ad hoc de revisão e reforma que vai avaliar os mecanismos de implementação das ferramentas para a luta contra a exploração ilegal.
A 27ª Reunião do Comité Regional foi agendada para o mês de Novembro do corrente ano, em Kampala, no Uganda, altura em que será oficialmente lançado do certificado da CIRGL.
De acordo com as deliberações da 26ª Reunião do Comité Regional, Kinshasa vai acolher o fórum do ouro, de 12 a 15 de Setembro do ano em curso.