A ENDIAMA procedeu, esta segunda-feira, 28, a abertura de cursos técnico-profissionais a ser ministrados no Centro de Formação Técnico-Profissional, CEFOPE, instalado no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo.
Representando o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Víctor procedeu à abertura do ciclo de formação, afirmando que o CEFOPE cobre um vazio deixado há mais de vinte anos, com o encerramento do Centro do Dundo.
"Estamos orgulhosos porque o formação direccionada de jovens vai abrir portas para o futuro", declarou o governante.
Convidada ao acto, a Ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social disse ser uma boa oportunidade, visto que "a acção do Centro vai ajudar a absorver a juventude local para a indústria mineira nacional".
Daniel Neto, Governador da Lunda Sul, diz que se vai empenhar "de forma árdua" no apelo da juventude a se inscrever e tirar o máximo proveito dos cursos.
"O Centro vem ajudar a juventude da província e suprir as necessidades das empresas mineiras. Estamos de parabéns e é isso o que pretendemos", disse visivelmente satisfeito.
O CEFOPE tem 5 edifícios e capacidade para formar 380 alunos por turno. Para Ganga Júnior, PCA da ENDIAMA "é um valioso instrumento de capacitação e qualificação de capital humano", estando dotado de "elevada componente técnica e prática".
O gestor da diamantífera pública fez saber que Malanje, Cuanza-Sul e Huambo podem entrar, em breve nas contas da produção diamantífera, uma vez que e "estão a ser dinamizados projectos diamantíferos industriais" nestas províncias e que "devem iniciar brevemente" a produzir.