O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, participou, esta quarta-feira, 24/11/21, nas instalações da BP Angola, na cerimónia de celebração do início de produção do campo Platina, no Bloco 18.
O campo contém reservas aproximadas de 44 milhões de barris de petróleo, representa uma prova de viabilidade do desenvolvimento de campos marginais em Angola e iniciou a sua produção 44 dias antes do previsto, tendo sido executado com custos 25% abaixo do orçamento.
Na ocasião, o governante disse que uma "grande mais valia” para a BP, depois de nove anos, surgir com um novo projecto de produção que vai acrescentar mais de 30 mil barris dia.
"Esperamos que, com este projecto, outros mais surjam e que possamos ter uma produção de petróleo relevante para o bem da economia do nosso pais, do desenvolvimento nacional e bem-estar da nossa população” sublinhou.
O vice Presidente da BP Angola, Adriano Bastos, explicou que o projecto foi feito com 85% da força de trabalho angolana. acrescentou que engenharia foi toda construída e executada em Angola e engloba quatro poços (dois produtores e dois injectores de água), que vão aumentar o volume na ordem de 30 a 40 mil barris dia, aumentar as reservas recuperáveis do país e estender o tempo de vida do campo.
"Continua sendo uma marca de orgulho para a BP Angola, depois de 9 anos, ter o primeiro petróleo do novo projecto e abre outras oportunidades. Temos outros projectos em linha, como o novo centro de produção onde teremos o primeiro petróleo em torno de 2026”, concluiu.