A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM) apresentou, esta quinta-feira, 25 de Junho, na cidade de Caxito, o ponto de situação sobre os títulos mineiros outorgados na província do Bengo, durante a sessão de apresentação do Plano de Desenvolvimento do Sector Mineiro e Petrolífero na província.
Na sua apresentação, a ANRM informou que a província do Bengo dispõe de 36 títulos mineiros, dos quais 20 se encontram na fase de prospecção e 16 já em exploração, abrangendo recursos como ouro, quartzo, gesso, calcário, metais básicos, metais raros, terras raras e areia siliciosa.
Dos títulos atribuídos, 32 estão vigentes e 4 caducados. Quanto à situação operacional, 13 projectos encontram-se em funcionamento, 14 inoperantes, 7 em fase de mobilização, 1 paralisado e 1 suspenso, dados que evidenciam o potencial mineiro da província e a necessidade de reforçar o acompanhamento para dinamizar as concessões existentes.
Durante a exposição, a ANRM reafirmou o seu papel na gestão dos direitos mineiros e apelou ao cumprimento das obrigações legais pelas empresas, com destaque para a remessa regular de relatórios e demais informações exigidas por lei.