• Auditório Do Mirempet Ganha Nome De Albina Assis


    O percurso da Engenheira Química Albina Faria Assis Africano no Sector Petrolífero motivou o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás a atribuir ao auditório das suas novas instalações o nome de Albina Assis.

    A primeira mulher Presidente do Conselho de Administração da SONANGOL, de 1991 a 1992 e Ministra do antigo Ministério dos Petróleos no período 1992 a 1999 iniciou com a frequência num estágio na refinaria de Luanda, em 1967.

    Na cerimónia de descerramento da placa do auditório, realizada esta quinta-feira, 22, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou a Homenageada como um património do Sector que dirige.

    " A pessoa homenageada hoje, com a atribuição do seu nome a um espaço importante da nossa estrutura, é parte do nosso património", disse o governante, acrescentando que "não se pode falar da indústria petrolífera angolana contornando o nome de Albina Assis".

    A Homenageada, por seu turno, agradeceu o gesto do MIREMPET e falou sobre as suas experiências no Sector que considera ter-se tornado o " seu legado".

    "Gostaria de transmitir o meus sincero reconhecimento e agradecimento pela honra de merecer esta homenagem. Sendo dado o meu nome a este anfiteatro do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás torna-se efectivo o meu legado no Sector Petrolífero, onde passei maior parte da minha vida activa", sublinhou.

    O evento foi prestigiado pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa, pela Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

    Testemunharam o acto os ex ministros dos Petróleos e das Minas, membros do Executivo Angolano, embaixadores, entidades eclesiásticas, familiares e amigos da Homenageada.