"Dos 28 mil trabalhadores do Sector Mineiro, apenas 10% são mulheres, sendo provável que a maior parte delas esteja restrita aos escritórios das mineradoras e empresas que atendem o segmento”. A informação foi divulgada durante a mesa-redonda sobre o "Papel da Mulher na Actividade Geológico-Mineira”, realizada segunda feira, 17.4.2023 no Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás (MIREMPET).
Em torno deste assunto, as mulheres ligadas ao Sector dos Recursos Minerais juntaram-se à discussão com o objectivo de impulsionar e dar visibilidade às profissionais do Sector Mineiro, visando a sua ascensão a patamares de liderança no Sector ainda dominado por homens.
Para a Directora do Gabinete do Conselho de Gerência de Catoca e Engenheira de Minas e Geo-Ambiente, Engrácia Soito, uma das prelectoras no evento, o facto de ainda se registar uma presença reduzida de mulheres no Sector, não impede que as mesmas trabalhem. "O nosso papel é mostrar às nossas famílias e a outras mulheres que podemos estar em postos em que estão os homens e que podemos desenvolver as nossas actividades sem inibição nenhuma pelo facto de sermos mulheres”, defendeu.
A mesa-redonda decorreu no âmbito das jornadas alusivas ao 27 de Abril, Dia do Trabalhador Mineiro Angolano, que teve o seu início no dia 17 deste mês. Entre os participantes ao evento, registaram-se a presença das funcionárias do MIREMPET, da Associação das Mulheres ligadas as Geociências e do grupo de mulheres Muhatu Angola Energy.