• ANPG E PARCEIROS AUMENTAM PERÍODO DE PRODUÇÃO NO BLOCO 15


    A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o Grupo Empreiteiro do Bloco 15, composto pela ExxoMobil (operador) e o consórcio constituído pela Azule Ernergy, Equinor e Sonangol assinaram a 10 de Julho, em Luanda, uma Adenda ao Acordo de Partilha de Produção (PSA), no Bloco 15, que visa aumentar a produção de petróleo de 2032 a 2037.

    As partes acordaram aumentar o investimento em cerca de 3 mil milhões de dólares o que permitirá o incremento das reservas petrolíferas a volta de 200 milhões de barris.

    Tendo testemunhado a assinatura, o Ministro Diamantino Azevedo reconheceu o percurso trilhado para que petróleo angolano continue a atrair investimentos e apelou os parceiros do projecto para que continuem a investir. O governante alertou ainda sobre a necessidade da observância das “questões ambientais, que são e continuarão a ser uma prioridade absoluta”.

    Para o Administrador Executivo da ANPG Alcides Andrade, a extensão de contrato de concessão enquadra-se nas reformas legais, fiscais e contratuais que o Governo tem vindo a implementar para tornar o ambiente de negócios mais atractivo e competitivo, visando maiores investimentos e expandir as reservas, assim como prolongar a produção e aumentar substancialmente as receitas do Estado.

    "Os ajustes contratuais neste acordo visam criar condições para novos investimentos, garantindo maior retorno económico para o país e reforçando a sustentabilidade da indústria petrolífera angolana”.

    Por sua vez, Katrina Fisher considerou que a ANPG tem permitido o avanço de projectos de hidrogénio verde e estudos de viabilidade para a implementação de uma bio-refinaria, sendo sinais claros de um compromisso activo e bem estruturado com a transição energética. Quanto à actratividade do sector petrolífero, a Directora-Geral da ExxonMobil referiu que o interesse contínuo de novas empresas em investir no país demonstra que o petróleo angolano se mantém competitivo e relevante no mercado internacional. No que respeita às questões ambientais considerou que estas estão rigorosamente salvaguardadas, tendo destacado como exemplo o FPSO Agogo, já em Angola e prestes a entrar em operação, construído segundo os mais altos padrões de descarbonização, eficiência energética e redução de emissões.

    Foram signatários do acordo, por parte da ANPG, enquanto concessionária nacional, o Administrador Executivo Alcides Andrade; os vogais da Comissão Executiva da Sonangol, Isabel Policarpo e Walter Nascimento; e o grupo empreiteiro representado por Adriano Mongini, Vice-Director da Azzule Energy, Katrina Fisher, Directora-Geral da ExxonMobil e Anne Ellefsen Aubert, Directora Executiva da Equinor.