A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), e a Azule Energy anunciaram esta sexta-feira, 13, a descoberta de um reservatório de aproximadamente 500 milhões de barris de petróleo no poço de exploração Algaita-01, localizado no Bloco 15/06, na Bacia Marítima do Baixo Congo.
De acordo o comunicado, a perfuração do poço teve início a 10 de Janeiro de 2026, a cerca de 18 quilómetros do FPSO Olombendo, tendo interceptado arenitos portadores de petróleo em reservatórios do Miocénico Superior. As operações foram concluídas com sucesso a 26 de Janeiro, seguindo-se registos avançados de avaliação de formação para determinar a qualidade do reservatório e as suas características, que indicaram a presença de múltiplos intervalos de reservatório com excelentes propriedades petrofísicas e elevada mobilidade de fluidos.
Citado no documento, o PCA da ANPG, Paulino Jerónimo, destacou que a descoberta “reafirma o elevado potencial da Bacia do Baixo Congo e a consistência da estratégia de exploração em curso que criam condições para uma monetização célere, com impacto positivo na produção nacional e nas receitas do Estado”.
Por sua vez, o CEO da Azule Energy, Joe Murphy, afirmou que os resultados do Algaita-01 reforçam o histórico de 22 descobertas no Bloco 15/06, confirmando a eficácia do sistema petrolífero naquela área. O gestor salientou ainda que a proximidade de infra-estruturas de produção valoriza o novo sucesso exploratório e cria oportunidades adicionais de crescimento.
O bloco 15/06 é operado pela Azule Energy (36,84%), em parceria com a SSI Fifteen Limited (26,32%) e a Sonangol E&P (36,84%).