O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, em representação do Ministro Diamantino Azevedo, reiterou, a 31 de Julho do ano em curso, o apoio do país à implementação do Comité Ministerial Ad Hoc criado na reunião extraordinária de ministros das minas da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), realizada em Lusaka, Zâmbia, em Maio de 2025.
O pronunciamento foi feito na 19ª Reunião Ordinária dos Ministros das Minas da CIRGL, realizada em Kinshasa, República Democrática do Congo. O governante destacou a importância do diálogo e da cooperação entre os países membros para encontrar soluções regionais para os conflitos, defendeu a revisão e a actualização das seis ferramentas da iniciativa regional, implementadas há 15 anos.
"Defendemos a promoção do comércio entre os Estados-membro, bem como o icremento local de valor acrescentado aos nossos recursos minerais, expressando o nosso total acordo com o Relatório apresentado”, declarou.
A delegação angolana esteve integrada por Miguel Costa, Embaixador de Angola na RDC; Estanislau Buio, Coordenador Nacional do Processo de Kimberley; Luís Baptista António, Director do Gabinete de Intercâmbio do MIREMPET; bem como representantes do Ministério das Relações Exteriores.
Participaram igualmente no encontro os demais 11 Ministros dos países-membros da CIRGL.