No encontro estarão reunidos os Ministros responsáveis pelo Sector dos Recursos Minerais dos principais países africanos produtores de diamantes, nomeadamente Angola, Botswana, África do Sul, Serra Leoa, Namíbia e RDC com o objectivo de definir uma estratégia para a promoção do diamante natural.
O anúncio foi feito a 10 de Junho, pelo Ministro Diamantino Azevedo, enquanto discursava na Reunião da Federação Mundial das Bolsas de Diamantes, em Nova York,
O governante angolano apresentou a situação actual e as perspectivas da indústria diamantífera angolana, assim como a intenção de Angola aderir ao Conselho do Diamante Natural de Diamantes. A Bolsa de Diamantes de Angola, em implementação, poderá filiar-se, num futuro breve, à Federação Mundial das Bolsas de Diamantes (WFDB).
Angola vai acolher, a 18 de Junho, em Luanda, uma mesa-redonda para abordar a situação do mercado diamantífera e reforçar o apelo ao consumo dos diamantes naturais.
No evento, o Ministro Diamantino Azevedo foi distinguido como Membro Honorário Vitalício da WFDB e recebeu um prémio pela sua activa participação na luta em defesa dos diamantes naturais.
REUNIÃO COM JOALHARIA TIFFANY
No mesmo dia, o Ministro Diamantino Azevedo e a sua Delegação reuniram com a joalharia Tiffany com o objectivo de explorar a possibilidade de colaboração nos domínios da aquisição de diamantes de Angola e no reforço da imagem do nosso país junto dos principais actores da indústria diamantífera global.
A Tiffany é uma das mais prestigiadas joalharias do mundo, fundada em 1837, nos Estados Unidos da América.