• Angola Produziu 1,22 Milhões De Barris/Dia Em 2020


    Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira, 18 de Março de 2021, pelo Director do Gabinete de Estudo Planeamento e Estatística (MIREMPET), Alexandre Garrett, num evento que retoma as apresentações trimestrais das exportações de Petróleo Bruto e Gás interrompidas em 2020 por força da Covid-19.

    Informou que os preços do Brent no mercado internacional foram influenciados, fundamentalmente, pela pandemia da COVID-19, aumento das reservas de crude americano, o acordo nos cortes de produção da OPEP+, a retoma da procura asiática e pelos sinais de persistência das tensões comerciais entre os EUA e a China.

    Quanto ao Gás em 2020, Alexandre Garrett adiantou que " foram exportados cerca de 6,33 milhões de toneladas métricas e do volume exportado cerca de 73,16%, correspondem ao LNG, 13,62%, Gás Propano, 8,49%, Gás Butano e 4,73 aos Condensados".Os principais destinos do gás angolano foram a Índia com 35,50% e a China 7,67%.

    Durante o encontro o Secretário de Estado do Petróleo e Gás, José Barroso, reforçou que "vivemos uma situação atípica com a pandemia da COVID 19, obrigando-nos a todos ajustarmos o nosso trabalho às condições de emergência”.

    Para o jornalista Kussy Eugénio (TV Zimbo) presente ao evento "a retoma das apresentações é positiva e permite que a sociedade saiba o que se passa no Sector”.