Angola participa, desde o dia 5 de Dezembro de 2021, na 23ª edição do Congresso Mundial de Petróleos (WPC, sigla em inglês), em Houston, nos Estados Unidos de América.
A delegação angolana ao evento é chefiada pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso. Nela integram o Presidente em exercício do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Belarmino Chitangueleca; o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins; gestores e especialistas do Sector.
José Barroso avançou que "Angola vai discutir com as outras delegações o actual momento da indústria petrolífera, mostrar a pujança da indústria petrolífera nacional e as oportunidades que o País tem para todos aqueles que queiram investir neste sector”.
"Trazemos uma mensagem concreta sobre o que Angola tem para o sector petrolífero e do gás”, garantiu.
Para além da participação em painéis ministeriais e debates, a parte de Angola tem montada um stand, com 300 metros quadrados, onde estão expostas as potencialidades do Sector.
Na Cerimónia de abertura da WPC, intervieram Presidente do Comité Organizador do evento, Jeff Shellebarger; o presidente do Comitê Nacional dos EUA, Galen Cobb; e o Presidente do Conselho Mundial do Petróleo, Tor Fjaeran.
Durante a mesma, foi enfatizada a cautela diante da situação pandémica, buscando criar um ambiente produtivo e seguro para continuarmos no caminho da transição global de energias renováveis.
A 23ª edição do WPC (considerada a maior cimeira mundial sobre o sector de petróleo e gás) decorre de 5 a 9 de dezembro de 2021. Reúne líderes da indústria e de governos de todo o mundo para abordar os avanços tecnológicos em operações upstream, midstream e downstream; o papel do gás natural e das energias renováveis; gestão da indústria e de sua natureza social e económica; bem como o impacto ambiental.