O Ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás partilhou, esta quarta-feira, 02/02, em Luanda, informações técnicas sobre a Zona de Interesse Comum (ZIC), com o Ministério dos Hidrocarbonetos da República Democrática do Congo (RDC), no âmbito dos hidrocarbonetos.
"A RDC não tinha informação técnica sobre a área de interesse comum e Angola proporcionou, durante os trabalhos do grupo técnico, informações que ajudarão a parte congolesa a ter o mesmo nível de conhecimento técnico sobre a zona. Isso fará com que que as negociações possam culminar em um acordo para a exploração dessa área comum”, afirmou o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, que indicou o PCA em exercício da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Combustíveis (ANPG), Belarmino Chitangueleca, a encabeçar a delegação técnica angolana.
Durante três dias de discussões técnicas, as duas equipas chegarem a acordo prévio quanto à repartição dos rendimentos, a definição do Grupo Empreiteiro, os custos de pesquisa, a legislação fiscal e legal a ser aplicada, bem como a liderança nas negociações.
Ficou assente, entre as partes, que a Chevron, operadora do bloco 14, deverá encabeçar o grupo empreiteiro, tendo esta empresa apresentado o histórico da zona e as suas potencialidades.
Hermenegildo Buila, Director de Negociações da ANPG, resumiu o encontro o encontro como "frutífero, tendo se chegado a uma plataforma de entendimento quanto a assuntos importantes, como, a partilha de informação, a criação de condições para as negociações com o grupo empreiteiro, a preparação do relatório final, entre outros”.
Já o Director de Gabinete do Ministro dos Hidrocarbonetos da RDC, Augustin Nkuba, mostrou-se satisfeito pela forma como a delegação foi acolhida e como decorreram as negociações. "Todo o trabalho correu na perfeição”, declarou, acrescentando que "finalmente poderemos concretizar este processo de negociações da ZIC, que vem desde 2007". Desta vez, prosseguiu, "temos a oportunidade de dar continuidade a este projecto e, finalmente, passar à parte decisiva que é o da exploração e início de produção na ZIC". Augustin Nkuba manifestou-se "confiantes de que o processo vai exitoso”.