• Angola No Viii Seminário Internacional Da Opep


    Acontece de 5 a 6 de Junho, em Viena, Áustria e conta com os principais players da indústria de petróleo e gás dos países filiados à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dos dez parceiros no quadro da Declaração de Cooperação de 2016.

    Nas sua nota de boas-vindas, o Secretário-Geral da OPEP, Haitam Al Ghaiz, diz que "a origem deste prestigiado evento data de 1969, constituindo-se como uma plataforma líder de debates e discussões sobre os desafios energéticos da actualidade, antecipando-se aos demais eventos sobre a matéria".

    "Rumo a uma transição energética suave e inclusiva" é o tema do oitavo seminário internacional que terá altas individualidades angolanas a trocar pontos de vista em diferentes painéis.

    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo participará da terceira sessão ministerial que vai abordar "Os caminhos para a transição energética", dia 06.07, trocando argumentos com o seu homólogo egípcio, Tarek El Mollaz; a antiga Ministra dos Negócios Estrageiros de Espanha, Ana Palacio; a Secretária de Estado para Energia e Clima de Portugal, Ana Gouveia, e o professor Jonh Deferios da Universidade de Abu Dabi.

    Antes, no dia 04.07, Sebastião Gaspar Martins, PCA da Sonangol, participa do painel de alto nível sobre "Investimento Energético: Desafios e Oportunidades", repartindo o painel com figuras como Shaikh Sabah, CEO da KPC; Claudio Descalzi, CEO da italiana ENI; Jean Hess, PCA da brasikeira Petrobras; Russel Hardy, CEO da Vitol, entre outros.

    Por sua vez, o PCA da ANPG, Paulino Jerónimo, participa do sexto painel de alto nível que aborda "O papel da cooperação internacional na diversificação das economias", estando frente-a-frente com Anani Abou-Zeid, Comissária da União Africana para Infraestruturas e Energia; Ibrahim Al-Muhana, presidente da constultoria de energia da Arábia Saudita, e outras grandes figuras da indústria energética mundial.