• Angola Na Conferência Global Da Itie 2023


    Dakar, capital do Senegal, acolhe de 13 a 14 de Junho, a Conferência Global da Iniciativa para a Transparência na Indústria Extractiva (EITI na sigla inglesa).

    Angola participa com uma delegação que integra a componente governamental, representantes da indústria extractiva no domínio dos recursos minerais e hidrocarbonetos, bem como integrantes da sociedade civil no Comité Nacional de Coordenação (CNC) da ITIE.

    O Presidente do CNC e ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, chefia a delegação e vai fazer um discurso durante a Conferência, no dia 13, terça-feira, podendo incidir sobre os avanços verificados em Angola no tocante à transparência e esforços para o desenvolvimento do Sector Extractivo, com enfoque na prospecção e futura exploração de minerais considerados críticos à transição energética.

    Dentre os governantes, experts na indústria extractiva e académicos e sociedade civil esperam-se discursos de Macky Sall, Presidente do Senegal; Helen Clark, SG da ITIE; Mohamed Ghazouani, Presidente da Mauritânia; Jonas Store, PM da Noruega; Tony Blair, Ex-Primeiro Ministro do Reino Unida , entre outros, num universo de mais de cento e trinta personalidades, em representação de países dos cinco continentes.

    Diamantino Azevedo, Presidente do Comité Nacional e Coordenação da ITIE em Angola e Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, é convidado da Embaixada Britânica no Senegal, para uma recepção na noite de segunda-feira, 12 de Julho.

    O Presidente João Lourenço decidiu candidatar Angola a membro da ITIE em 2020, criando o Comité Nacional de Coordenação, através do Despacho Presidencial n. 117|20 de 1 de Setembro, tendo o país sido aceite como membro n° 57 da Iniciativa para a Transparência na Indústria Extractiva a 16 de Junho de 2022. No final deste ano, Angola deve apresentar o seu primeiro Relatório que espelhará os avanços em termos de transparência na exploração e aplicação de recursos financeiros procedentes da indústria extractiva nacional.