• Angola Mostra Mineração Diversificada


    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse, esta segunda-feira, 6, que, para além de promover os minerais críticos para a transição energética, a participação de Angola no Mining Indaba 2023 visa divulgar o potencial mineiro do país para que se possa incentivar a prospecção e pesquisa destes minerais.

    As declarações foram prestadas à margem da Conferência Internacional de Minas que acontece de 6 a 9 de Fevereiro, na Cidade sul-afrucana do Cabo. Na ocasião, o governante falou também que, para esta edição do Mining Indaba, a estratégia é apresentar outras empresas não diamantíferas do Sector Mineiro.

    "Nós, por um lado, trouxemos a parte institucional, onde damos a conhecer como as empresas podem obter os direitos mineiros para desenvolverem as suas actividades em Angola, bem como as infraestruturas que já possuímos, para o apoio à actividade mineira e, por outro lado, para além da ENDIAMA e suas associadas, apresentar outras empresas privadas, que actuam em outros recursos minerais. Desta forma estamos a mostrar que existe actividade mineira diversificada no nosso país”, destacou o Ministro.

    Diamantino Azevedo referiu ainda que tem agendado vários encontros com presidentes e directores de várias empresas mineiras do mundo, com instituições financeiras que estão interessadas no financiamento do Sector Mineiro angolano, bem como a participação em encontros governamentais com homólogos de vários países que também possuem bastante potencial mineiro, com vista a trocar experiências neste momento crucial da actividade mineira em que se fala da transição energética.

    O Mining Indaba 2023 visa captar investimento para sector mineiro dos países africanos. Este ano, decorre sob o lema "Desbloquear o Futuro da Mineração de África.