OSLO, 27 Junho - Em busca de aprofundamento de relações entre Angola e a Noruega, no domínio de hidrocarbonetos e energias, o ministro Diamantino Azevedo reuniu, esta terça, 27 Junho, com o Secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Erling Rimestad.
O governante angolano passou em revista a situação do Sector de Oil and Gas e o comprometimento do país em relação à transparência nas indústrias extractivas, fazendo com que os recursos financeiros afectem, cada vez mais, positivamente as populações. "Mais investimento norueguês em Angola" é o que se pretende, resumiu o ministro angolano que manteve antes outro encontro com o seu homólogo dos Petróleos e Energia, Terje Asland.
O anfitrião falou sobre os desafios da Europa em termos de suprimento de energia, fruto de dificuldades na obtenção do gás russo. "Temos interesse em desenvolver recursos de gás natural e oportunidades similares entre o vosso país e a Noruega", disse Terje Asland.
Diamantino Azevedo afirmou ser desejo de Angola transformar os recursos naturais de Angola e agregar-lhes mais valor, reconhecendo, por outro lado, o papel desempenhado pela petrolífera Equinor no sector de petróleo e Gás angolano.
"Queremos que ela reforce a sua actividade e partilhe a sua experiência, sobretudo, na exploração de campos marginais, por ser uma empresa importante no Sector" afirmou Diamantino Azevedo.