• Angola E Multinacional Rio Tinto Assinam Contrato De Investimento Mineiro


    O Governo angolano, representado pela Agência Nacional de Recursos Minerais e a Multinacional Anglo-Australiana Rio Tinto Explotation LDA, assinaram hoje,17.01.2024, em Luanda, o Contrato de Investimento Mineiro para a exploração de metais básicos.

    Designado "Concessão Moxico” com uma extensão de 9,959 km2, o projecto representa um novo ciclo da presença da Multinacional em Angola que vai operar um dos recursos minerais fundamentais para a transição energética.

    De acordo com o seu Diretor Geral para Angola Canga Xaquiavuila, a Rio Tinto pretende ser um parceiro estratégico do Estado Angolano para o desenvolvimento do Sector dos Recursos Minerais, com a intenção de explorar e transformar no país os materiais que o mundo necessita para crescer e descarbonizar as suas economias.

    "Estamos apostados em criar ganhos mútuos e encontrar novas oportunidades, manter o diálogo com as autoridades angolanas para expandir os nossos investimentos”, rematou.

    Durante o seu pronunciamento, o Ministro Diamantino Azevedo congratulou-se com o feito, tendo ressaltado o facto da referida Multinacional ter cumprido com a promessa de que não ficaria no país apenas pela concessão de diamantes, mas também estudar a possibilidade da exploração de outros minerais.

    Testemunharam o acto, o Vice-Governador da Província do Moxico para o Sector Político e Social Victor Silva, PCAs, Administradores e Directores Gerais das Empresas Superintendidas, Directores e consultores do MIREMPET e demais convidados.

    Foram signatários pela parte angolana o Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Recursos Minerais Jacinto Rocha e pela Rio Tinto Explotation LDA Canga Xaquiavuila Director Geral para Angola.