• ANGOLA ALCANÇA 93% DE RASTREABILIDADE DOS SEUS DIAMANTES


    Noventa e três por cento da produção total de diamantes de Angola está agora sob sistema de rastreabilidade, reforçando o compromisso do sub-sector com transparência, governança e as melhores práticas internacionais ESG (ambiental, social e de governança).

    De acordo com um comunicado de imprensa emitido esta terça-feira, 2, pela Empresa Nacional de Diamantes (Endiama), o avanço resulta do esforço conjunto das sociedades mineiras de exploração de diamantes, que implementaram o acompanhamento completo de cada pedra, desde a origem até ao consumidor final. "Este processo assegura a conformidade com as normas ESG, incluindo responsabilidade social, e atende às exigências dos mercados internacionais que valorizam minerais com origem rastreável e responsável", lê-se na nota.

    A Endiama destacou que as sociedades mineiras continuam empenhadas em fortalecer os seus sistemas de rastreabilidade e inovação tecnológica com o objectivo de, num futuro próximo, atingir 100% de rastreabilidade da produção nacional, alavancando sistemas de rastreabilidade e inovação tecnológica para que Angola se consolide como referência em transparência, eficiência e sustentabilidade no subsector diamantífero.