• Amufert Celebra Contrato Para Reforço Do Projecto De Fertilizantes


    "A Amufert vai produzir cerca de 1.3 milhões de Toneladas de fertilizantes anualmente, numa extensão de produção de 7.89 milhões de hectares. O projecto, que poderá garantir a criação de mais de 1.500 empregos directos e 4.000 indirectos, merece o apoio institucional dos entes públicos do sector para mais facilmente executar as suas metas”, referiu o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, esta quarta-feira, 20, em Luanda, na cerimónia de assinatura do Contrato de Engenharia, Gestão e Construção (EPC, sigla em inglês), firmado pelas empresas Amufert SA, Wuhuan Engineering Co. Ltd e WeDo.

    Diamantino Azevedo considerou o projecto, que visa fortalecer a estratégia na defesa da autossuficiência alimentar e segurança alimentar de Angola com a construção da fábricade fertilizantes, é, seguramente, uma porta importante para garantir a segurança alimentar às populações, o crescimento do produto interno bruto nacional, com a exportação da produção excedente para outros mercados, nomeadamente para os países vizinhos.

    O governante referenciou a AMUFERT como um exemplo para outras nações que buscam alcançar a autossuficiência em sectores essenciais para o bem-estar das suas populações e o crescimento econômico sustentável dos seus países, ressaltando que, a contar com os números que se projectam com a sua implementação, o salto económico será "gigante”.

    "Eu, o Ministro da Agricultura e os nossos colaboradores vamos nos engajar ainda mais para criarmos todos os mecanismos necessários para que os empreendedores possam também abraçar mais projectos desta natureza e termos mais correctivos de solo para que os nossos agricultores possam ter o produto à sua disponibilidade, que é muito importante para o aumento da produtividade agrícola”, esclareceu o responsável.

    Por seu turno, o Ministros da Agricultura, António de Assis, que também testemunhou o acto, afirmou que "com a entrada da fábrica em funcionamento, Angola passará a ter capacidade de produzir todos os fertilizantes que necessita e ainda terá a possibilidade de atender demandas de outras partes do mundo”.

    Ao proceder a abertura do acto, o PCA da Amufurt, Agostinho Kapaia, ressaltou que, em tempos de desafios globais e locais, é cada vez mais crucial que a África olhe para o dentro e aposte nas soluções locais para a resolução dos seus problemas, tendo destacado a AfreximBank quanto à sua demonstração para o desenvolvimento do continente e a sua participação neste projecto como um exemplo claro de como a cooperação entre as instituições africanas pode gerar soluções concretas.

    O Contrato EPC foi assinado por Agostinho Kapaia, PCA da Amufert SA, Wang Jiayi, Vice Presidente da Wuhuan Engineering Co. Ltd e Pedro Santos - PCA da WeDo.

    À margem do evento, o Ministro Diamantino Azevedo reuniu com os parceiros da AMUFERT. Dos assuntos abordados destacam-se a reafirmação de todo apoio governamental para o Projecto dos fertilizantes e o comprometimento dos Parceiros para a entrega do Projecto dentro dos prazos estabelecidos.

    A AMUFERT, uma empresa do grupo empresarial OPAIA com participação da SonaGás, está a implementar um empreendimento estratégico no Soyo (província do Zaire), para o desenvolvimento do setor agrícola e auto-suficiência de Angola em fertilizantes