A credibilização do sector mineiro, em particular o subsector diamantífero, e o conhecimento nacional e Internacional sobre a indústria diamantífera angolana e suas inúmeras oportunidades constam dos objectivos da AIDC (Conferência Internacional de Diamantes Angolanos), cuja apresentação à media e sociedade aconteceu esta quarta-feira, 03.11.21, em conferência de imprensa, no MIREMPET pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais.
Jânio Correa Víctor, adiantou ainda que o evento propõe-se, igualmente, promover a atração de investimentos em todas as etapas da cadeia de valores dos diamantes.
O Certame terá lugar em Saurimo, Lunda Sul, de 25 a 26 de Novembro, devendo dele participar empresas como ALROSA, Rio Tinto, Anglo-American, WFDB (Federação Mundial de Bolsas de Diamantes), WDC (Conselho Mundial de Diamantes, AFC (Africa Finance Corporation), dentre outras.
José Manuel Ganga Júnior e Eugénio Bravo da Rosa, respetivamente PCA da ENDIAMA e SODIAM, ladearam o Secretário de Estado, tendo respondido perguntas de jornalistas a eles dirigidas.
Na ocasião, o PCA da ENDIAMA informou que o Plano de Produção Interna de Diamantes para 2021 é de cerca de nove milhões e cem mil quilates, estando a empresa a trabalhar para cumprir com esse objectivo não obstante as adversidades que a empresa enfrenta desde o ano passado que visaram a redução de algumas operações mineiras estando as mesmas a trabalhar aumentando gradualmente o volume das actividades, o que permitiu ainda este ano o lançamento de mais dois projectos.
A cerimónia de abertura da AIDC será feita pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Dr. Manuel Nunes Júnior, em representação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
http://aidc2021.com