Terminou hoje, 24 de Outubro, em Saurimo, Província da Lunda Sul, a II Edição da Conferência Internacional de Diamantes de Angola, AIDC 2024. Com o registo de aproximadamente 1700 participantes.
O evento foi marcado com discussões sobre a exploração sustentável de diamantes, o fortalecimento de parcerias internacionais, a análise do papel de Angola no mercado global e o fomento da adopção de melhores práticas no sector diamantífero, incluindo visitas aos centros de formação no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero, a feira com 37 expositores, entre os quais empresas mineiras, prestadores de serviço à mineração, a banca e seguradoras.
O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, ao proferir o discurso de encerramento, considerou "satisfatórios" os resultados do evento, acrescentando que "foi possível colher conhecimentos e experiências que ajudam a fortalecer o sector diamantífero angolano e, consequentemente, a participação deste no Produto Interno Bruto nacional".
O governante assinalou que foi reforçada a importância da mineração, especialmente dos diamantes, no desenvolvimento económico-social do país e enaltecido os compromissos firmados para atrair investimentos, melhorar a Certificação e rastreabilidade na produção de diamante, passos significativos para atingir os objectivos espelhados no PDN 2023-2027.