A Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA) realizou, no dia 25 de Setembro de 2025, a 11ª reunião extraordinária, do Conselho de Ministros, de forma virtual, sob a coordenação do Ministro de Minas e Recursos Minerais da República de Serra Leoa e Presidente do Conselho de Ministros da ADPA para (2025-2026), Julius Daniel Mattai.
Angola esteve representada pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio da Rosa Correia Victor, e por membros da Comissão Interina de Gestão do Secretariado Executivo da ADPA.
No encontro, foi analisado o processo de adesão do Botswana, o relatório da 11ª reunião extraordinária do comité de peritos, bem como o agendamento da próxima reunião que acontece nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2025.
Foram aprovadas várias resoluções, incluindo a admissão da República da Índia e da República de Moçambique como Observadores da ADPA, e a aprovação do Relatório de Auditoria Interna de 2024 e da Política de Descarte de Activos.
Participaram do encontro responsáveis do sector mineiro de Estados-Membros, designadamente o Ministro dos Recursos Minerais e Energia da República da África do Sul, Gwede Mantashe; o Ministro das Minas da República Democrática do Congo, Kizito Pakabomba Kapinga Mulume e o Ministro das Minas e do Desenvolvimento Mineiro da República do Zimbabué Winston Chitando.
A ADPA vai também sediar uma conferência sobre "beneficiamento e adição de valor", em Abril de 2026, e implementar directrizes de desenvolvimento de capacidades e habilidades para proporcionar assistência técnica parcial aos Estados-Membros.