O nosso programa levou-nos hoje, 26 de Abril, em companhia do Senhor Governador da Lunda Norte, à inauguração da Sociedade Mineira do Chissema que tem a sua mina localizada no município de Capenda Camulemba e área de concessão que se estende a Xa-Muteba, Lubalo e Cuango, na província da Lunda Norte.
É uma parceria entre a ENDIAMA-EP, a cooperativa Kabutu, do grupo Muapi SA, e a Sacapaia, todas empresas angolanas. O investidor principal é um jovem empreendedor nascido nesta região!
O Projecto evoluiu de exploração artesanal para exploração semi-industrial ao abrigo do DP 85/19, passando, a partir de hoje, para um Projecto industrial. A mina tem previsão de exploração de 8.862.548 m³, com uma duração aproximadamente de 11 anos, numa primeira fase. Trata-se de um depósito aluvionar.
O investimento, nesta fase, foi de cerca de USD 23.127.145. A empresa emprega cerca de 900 trabalhadores directos.
A mina conta com duas lavarias acopladas PT/DMS e Central de Escolha, todas com a capacidade para tratamento de 100 toneladas de cascalho por hora.
Hoje foi também inaugurada, na localidade de Muxinda, município de Capenda Camulenda, uma escola com 12 salas de aulas, no âmbito dos projectos sociais deste Projecto em apoio às comunidades adjacentes.
Muito obrigado aos investidores do Projecto Chissema e aos trabalhadores mineiros.
Diamantino Azevedo
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás