• 2º Trimestre Regista Preço Médio De 78,05 Dólares Por Barril


    O preço do brent datado no mercado internacional registou, durante 2º trimestre de 2023, o preço médio de 78,05 dólares por barril. Neste período, Angola exportou um total de 94,06 milhões de barris de petróleo bruto, avaliados em aproximadamente 7,17 mil milhões de dólares americanos, estes dados foram apresentados esta terça-feira, 25/07, no MIREMPET.

    De acordo com a informação prestada pelo Consultor Alfredo Rafael, em representação do Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, na abertura do Outlook sobre análise das realizações e exportações de petróleo bruto e Gás, no referido trimestre e perspectivas para o 3º trimestre.

    O preço do brent foi influenciado por vários factores, com realce para as preocupações de recessão económica, o abrandamento económico nos EUA devido a política do Banco Central, a fraca procura chinesa, bem como o aumento da produção da Rússia e do Irão.

    O Consultor disse também que a diminuição dos stocks do petróleo bruto e da gasolina, o aumento da procura de combustíveis, os anúncios de cortes de produção da OPEP em Abril e Junho, dentre outros factores, contribuíram favoravelmente para a recuperação dos preços no trimestre.

    Os principais destinos do petróleo bruto exportado pelo país durante o trimestre foram a China, 64,25%, a Índia 6,20%, o Brasil e a Espanha com 4,25% e 4,05%, respectivamente. Quanto ao Gás, avançou que as exportações realizadas no 2º trimestre de 2023, totalizaram cerca de 1,12 milhões de toneladas métricas, dos quais 77,72% representa o LNG e o volume exportado está valorizado em aproximadamente 542,37 milhões de dólares americanos.

    "De notar que as exportações de gás realizadas no trimestre em análise representaram uma diminuição de 2%, enquanto o valor resultante da comercialização deste produto revelou-se inferior em 44,10% em comparação com o trimestre precedente.

    A queda dos valores resultou dos baixos preços do gás no mercado internacional, realçou o Consultor Alfredo Rafael.

    O director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística, Alexandre Garrett, considerou o desempenho em termos de exportações de positivo, tendo sido exportadas aproximadamente 94 milhões de barris de petróleo, um volume de exportação que superou o Iº trimestre de 2023, em cerca de 6, 7%.

    Para o responsável, o volume exportado correspondeu cerca de 7 mil milhões de dólares em termos de valor bruto. E a Administração Geral Tributária (AGT) fará toda a engenharia necessária para constatar qual será o valor da receita fiscal que corresponderá ao país durante o período.

    "Podemos mencionar de que o preço de exportação das ramas angolanas situou-se na ordem 76, 198 dólares por barril. Portanto estamos a falar de uma ligeira redução comparativamente ao trimestre anterior ordem dos 3, 16 %”, concluiu o director.