mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
23 Agosto de 2021

SONAREF E QUANTEN ASSINAM ACORDO DE INVESTIMENTO

Sonaref e Quanten Consortium assinaram um memorando de entendimento para o investimento e desenvolvimento da refinaria do Soyo.

As empresas Sonaref (em presentação da Sonangol) e Quanten Consortium assinaram, a 23 de Agosto de 2021, um memorando de entendimento para o investimento e desenvolvimento da refinaria do Soyo.

De acordo com a nota emitida pela Sonangol, "o acordo é de carácter vinculativo, e estabelece, numa base de exclusividade, o período para o cumprimento das actividades, obrigações e responsabilidades inerentes à construção de uma refinaria no município do Soyo, Zaire, com capacidade de processamento de até 100 mil barris de petróleo bruto por dia”.

Além do fortalecimento da relação entre Angola e os EUA, segunda a nota, "a refinaria do Soyo contará com um investimento 100% privado que, promoverá a criação de postos de trabalho, contribuirá para o aumento da capacidade de refinação no país e, consequente redução da importação de derivados de petróleo”.

O projecto contará com uma tecnologia evolutiva, assente na sustentabilidade ambiental, com maior redução da emissão de carbono.

Subscreveram o memorando, o representante da Quantem, Segun Thomas e o vogal da Sonaref, Igor Francisco.

De recordar que, este concurso foi lançado em meados de 2019, tendo sido anunciado o vencedor a 16 Março de 2021.

Testemunharam o evento, o secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso, em representação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, embaixadora dos EUA em Angola, Nina Maria Fite, PCA da Sonangol, Gaspar Martins, Administradores Executivos e representantes do consórcio Quantem.


Voltar