A Sonangol-Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, EP realizou esta quinta-feira, 14.11, em Luanda, o 1º Workshop sobre o "Projecto de Hidrogénio Verde” a ser desenvolvido na Barra do Dande.
Convidado a proceder a abertura, o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás afirmou que as alterações climáticas e os seus impactos, especialmente visíveis e gravosos nos últimos anos, abrem novos caminhos e oportunidades para a busca de alternativas com recursos às fontes de energias limpas e sustentáveis.
José Alexandre Barroso realçou o interesse que as empresas do sector petrolífero têm o hidrogénio, especialmente o "Hidrogénio Verde” como alternativa para a transição energética e consequentemente o seu derivado, a Amónia Verde, que se apresenta como solução para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
"A previsível deslocação da procura global para fontes de energias limpas e renováveis terá grandes implicações para as economias exportadoras de combustíveis fosseis e, como tal, a estratégia da Sonangol passa por avançar para a transição energética, adoptando uma matriz de produção de energia sustentável, apesar de se manter focada às Operações de Exploração e Produção de hidrocarbonetos a curto e médio prazos”, afirmou José Barroso.
Segundo o PCA da Sonangol, Gaspar Martins, o Workshop visou a partilha de conhecimentos, discutir desafios e explorar soluções inovadoras que todas as partes interessadas (parceiros, investidores, especialistas e comunidades científica) se sintam partes do processo.
Foram apresentados temas como: Hidrogénio e Amónia Verde, Visão Estratégica, Impacto e Desafios; Projecto Hidrogénio Verde da Barra do Dande; Reflexão sobre a Industrialização Verde e Experiência Internacional em Desenvolver Projectos Similares Tecnológicos.
Participaram ainda na actividade o Director geral do IRDP o Embaixador da Alemanha em Angola, parceiros e convidados.