mirempet.gov.ao
Nacional
25 Maio de 2021

SERM RADIOGRAFA SECTOR MINEIRO NO HUAMBO E BIÉ

O Secretário de Estado para os Recursos Minerais efectuou vistas de constatação de projectos mineiros, nas províncias do Huambo e Bié.

O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, manteve um encontro com a Governadora  do Huambo, nesta terça feira, 25.05.202, e afirmou que ele e a delegação que o acompanha deslocaram-se àquela província para radiografar o estado do sector mineiro e apresentar os resultados do PLANAGEO para a região sul de Angola".

Na ocasião, entregou à governadora Lotti Nolika a Carta Geológica do Bloco 3, que contém o Mapa de Hidrogeologia e Síntese de Cartas Geológicas e Recursos Minerais em escala de 1/500.000.

Durante o encontro com o governo e operadores mineiros locais, o Instituto Geológico de Angola apresentou os resultados do PLANAGEO da Zona Sul de Angola, com destaque para o resumo dos trabalhos desenvolvidos, a Cartografia, os Resultados do levantamento Aerogeofísico e os Mapas dos Trabalhos de Campo de Geologia.

Das preocupações apresentadas pelos operadores mineiros do Huambo , a maior tem a ver com a paragem da Mina de Samboto por causa do garimpo de ouro. Segundo o seu representante, António da Costa Maurício, "A Mineração Samboto encontra-se paralisada desde 2020 e todos os funcionários foram dispensados", tendo, pelo facto, solicitado o apoio das autoridades competentes para a solução do problema.

André Buta Neto, Director Nacional dos Recursos Minerais, apresentou o Ponto de situação do Cadastro na província e informou que  "no Huambo estão licenciadas 15 empresas mineiras".

O Secretário de Estado deslocou-se ainda à província do Bié onde mantendo encontros com o governador Pereira Alfredo e com os operadores mineiros locais.

Jânio Corrêa Víctor entregou ao governador um livro contendo mapas geológicos da região Centro e Sul de Angola, produzidos no âmbito do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) e visitou a cooperativa de exploração artesanal de diamantes Chitembo Chalaza, no município do Chitembo.

De acordo com os registos, existem 15 cooperativas de exploração de diamantes no Bié, das quais cinco em produção, quatro em prospecção e seis inoperantes por dificuldades financeiras. A essas cooperativas, o Secretário de Estado pediu "organização e transformação" em empresas. "Peço às cooperativas de exploração artesanal de diamantes que se organizem ,conforme o desejo do Executivo, e apresentem projectos com interesse para a banca”, apelou.


Voltar