mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
14 Novembro de 2023

SECTOR MINEIRO PROMOVIDO EM FÓRUM DE NEGÓCIOS

Fórum realizado para a promoção das potencialidades e oportunidades de negócio do Sector Mineiro.

" O Sector Mineiro de Angola, desde o ano de 2017, com a assumpção do novo Modelo de Governação do Sector, criou um ambiente mais favorável à viabilização das actividades de prospecção, exploração, beneficiamento, transformação e comercialização de recursos minerais, e consequentemente à atracção e captação de investimentos quer internos como externos”, informou o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor,  na terça-feira, 14, na abertura do fórum de negócios do Sector Mineiro.

No evento, realizado pela Embaixada de França em Angola, sob o lema "Angola: Potencial Mineiro e Oportunidades de Negócios", o governante disse que o Sector está direccionado em continuar a diversificação da produção mineira, actualmente mais centrada nos diamantes, por via da atracção de mais investimentos e desenvolvimento das múltiplas cadeias de valor dos minerais, contando com as grandes, médias e pequenas empresas.

"O sector continuará a dar seguimento a implementação dos projectos em prospecção e exploração de diamantes, acelerar a entrada em produção de novos projectos diamantiferos, com vista ao aumento da produção, especialmente o Projecto Luaxe na Lunda Sul e a operacionalização da Bolsa de Diamantes de Angola", destacou.

O Secretário de Estado avançou ainda que, no âmbito da diversificação mineira, perspectiva-se dar início a exploração de cobre, nióbio e terras raras que constituem minerais essenciais para a transição energética justa, cujos projectos encontram-se em fase de prospecção e deve consolidar-se a exploração de manganês que iniciou com a implementação do Projecto Kitota, nas províncias do Cuanza Norte e Malanje.

Por seu turno, a Embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, afirmou que a iniciativa insere-se numa missão empresarial, conduzida pela "Marcha da Diferença", através do seu serviço comercial Business France.

"O evento representa mais um passo nas relações económicas e comerciais entre a França e Angola. Queremos que França, com todos os seus actores públicos e privados, reforce a sua parceria com Angola no setor mineiro", concluiu a diplomata.

O fórum visou a promoção das potencialidades e oportunidades de negócio do Sector Mineiro.


Voltar