mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
16 Março de 2024 | 10h03

SECTOR MINEIRO ANGOLANO CHAMA CHINESES AO INVESTIMENTO

Fórum Económico sobre Recursos Minerais, realizado em Beijing, China.

Beijing, 16.03.24 _ Sala cheia, mais de duas centenas de pessoas, composta por empresários e potenciais investidores na mineração angolana. O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, abriu o Fórum, mostrou o que há de oportunidades no sector mineiro e fez apelos.

"Temos um país estável, atractivo e completamente aberto aos investidores e empresas chinesas. Juntem-se a nós nesta caminhada para trilharmos um futuro de sucesso”, referiu o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, este sábado, 16, no fórum de negócios Angola-China, realizado em Beijing.

O governante angolano fez uma breve apresentação das potencialidades, oportunidades de investimento e do estado actual de projectos existentes no sector dos recursos minerais do país, bem como das empresas chinesas que operam em vários projectos mineiros de exploração de diamantes, rochas ornamentais, quartzo, areia siliciosa, minério de manganês, ferro e chumbo.

"O sector mineiro angolano está focado na diversificação da produção e possui imensas potencialidades que constituem grandes oportunidades de negócios para os empresários chineses que escolham Angola para investir” informou o Ministro

No seu discurso, Diamantino Azevedo fez também referência aos ganhos alcançados, por via da realização de estudo em todo o território nacional (PLANAGEO), com a contribuição de várias empresas, entre elas uma empresa chinesa, que proporciona "informação valiosa” aos operadores, auxiliando-os na tomada de decisão para realizar o investimento mineiro. Como fruto deste estudo, o Ministro apontou as empresas multinacionais como a Rio Tinto, Angloamerican, De Beers e Ivanhoe Mines que estão já a trabalhar em Angola. 

"Temos empresas chinesas a operar neste ramo e é nosso desejo que outras empresas chinesas também se juntem a nós.

A China é um dos principais destinos das rochas ornamentais angolanas. O nosso Governo prevê a construção do Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais, na província do Namibe, principal zona de exploração deste recurso”, disse o Ministro, estendendo o convite aos investidores para este projecto, com vista a implementação de fábricas de transformação deste material de ornamentação.

O fórum subordinou-se ao tema "Investimento em Angola", no âmbito do reforço da cooperação Angola-China.

O Instituto Geológico de Angola (IGEO) e a sua congénere chinesa Bureau of Geology assinaram um Memorando de Entendimento no domínio da investigação geológica e formação de técnicos, tendo sido signatários o PCA, José Manuel, e pela parte chinesa o Director Adjunto He Longqing.

Por sua vez, a Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM) e a Shining Star Icarus rubricaram um Contrato de Investimento Mineiro para a exploração e produção de cobre no projecto Mavoio e Tetelo (Uige). Foram signatários o PCA, Jacinto Rocha, e Yan Yu, CEO da empresa chinesa.


Voltar