mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
15 Março de 2024

SECTOR APRESENTA REALIZAÇÕES SOBRE DIAMANTES

Apresentação das realizações no subsector dos diamantes, durante o ano 2023.

Os resultados da produção, comercialização e exportação de diamantes em 2023 foram apresentados esta sexta-feira, 15, no Outlook realizado no MIREMPET, sob orientação do Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor.

De acordo com o governante, em 2023 foram recuperados cerca de 9 milhões e 772 mil quilates de diamantes, provenientes maioritariamente da actividade industrial. Comparativamente ao período homólogo de 2022, registou-se um acréscimo na quantidade de quilates recuperados, de cerca de 12%, tendo a Sociedade Mineira de Catoca maior parte da produção total, com cerca de 71%. 

A produção total realizada em 2023, segundo o Jânio Víctor, representa uma diminuição de cerca de 21% comparativamente a previsão estabelecida, justificada por vários factores, com realce para os serviços de optimização e comissionamento da Central de Tratamento da Sociedade Mineira do Luele e a restruturação de alguns projectos mineiros. 

"Neste período, Angola comercializou cerca de 9 milhões e 396 mil quilates de diamantes brutos, ao preço medio de 163 dólares por quilates, o que corresponde ao valor bruto de cerca de 1,5 mil milhões de dólares americanos. As exportações diamantíferas totalizaram cerca de 9,91 milhões de quilates, representando um acréscimo de quase 12 % comparativamente ao ano anterior”, explicou o Secretário de Estado.

Quanto às exportações, os destinos foram os Emirados Árabes Unidos, com 72%, e a Bélgica, com 26%. O governante referiu também que a receita bruta de diamantes exportados foi de cerca de 1,56 mil milhões de dólares americanos, demostrando uma redução de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior, justificada pela redução dos preços no mercado, face ao ano anterior. 

Para o ano em curso, o Secretário de Estado informou que se perpectiva uma produção superior a 10 milhões de quilates.

Participaram do evento a Endiama, Sociedade Minera de Catoca, Sodiam, Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), na presença de Deputados da AN, Directores Nacionais, Administradores e funcionários do sector de diamantes.


Voltar