mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
11 Janeiro de 2022

ROCHAS ORNAMENTAIS: SUBSECTOR ARRECADA USD 23,5 MILHÕES EM 2021

As rochas ornamentais angolanas atingiram, durante o ano de 2021, o valor USD 23,5 milhões de dólares em exportações

As exportações de rochas ornamentais angolanas, durante o ano de 2021, atingiram o valor de 23,5 milhões de dólares americanos.

A produção desse minério, no mesmo período, correspondeu a 70559 metros cúbicos, dos quais 69233 metros cúbicos foram exportados.

Esses indicadores foram apresentados esta terça feira, 11.1.2022, pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, no beefing sobre  do sector económico, organizado no Ministério da Economia e Planeamento.

O governante informou que as províncias da Huíla, Namibe, Cuanza-Sul, Benguela, Zaire, Huambo, Cunene, Cuanza-Norte são as que mais produziram Rochas Ornamentais e as exportações das mesmas destinaram-se à China, Espanha, Itália, Polónia, Portugal, Índia e Vietname.

No certame, Jânio Corrêa Víctor destacou também os tipos de rochas ornamentais exportados, nomeadamente: calcário creme e cinza, granito, granito blue the nigth, granito castanho (black pearl e marrom), granito cinza, granito marrom, granito negro, granito rosa, granito verde e vermelho, mármore, mármore branco, quartzito azul, quartzito tropical belvedere, quartzito tropical, quartzito tropical black, etc..

De acordo com o Secretário de Estado, concorreu para o alcance do balanço apresentado uma força de trabalho combinada de 22 empresas a operar no sector com 941 colaboradores.

Por sua vez, a secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote, afirmou que apesar de a contribuição desse subsector ser pouca expressiva no Produto Interno Bruto do país, o mesmo está em franco crescimento, fruto dos apoios e incentivos dados pelo Executivo às empresas do ramo.



Voltar