mirempet.gov.ao
Internacional
09 Julho de 2021

REFINARIA DO LOBITO: ABERTO CONCURSO PÚBLICO

“A Refinaria do Lobito encerra um significado especial para o país, tendo em vista a sua relevância para a almejada independência económica”.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, fez esta afirmação durante o discurso no acto de lançamento do Concurso Público para a selecção das entidades que vão integrar a estrutura societária da Sonangol, empresa proprietária da Refinaria do Lobito e  dos financiadores  do seu Projecto, realizada nesta sexta feira, 09.07.2021, na Administração Municipal do Lobito, em Benguela.

O Governante afirmou também que, "diante do actual cenário nacional, em que 80% do combustível consumido é importado, o Estado angolano, na sua estratégia para inversão do quadro, plasmada no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, direcionou esforços à potenciação do segmento de transformação do petróleo bruto, onde se integra a Refinaria do Lobito, como uma iniciativa-chave para o cumprimento da meta relativa à redução ou erradicação da nossa dependência externa, em relação aos produtos refinados de petróleo”.

Diamantino Azevedo assegurou investidores que "concorrer para uma participação no capital desta Refinaria, assim como na sua construção, é um desafio que valerá a pena o esforço, tendo em conta as possibilidades de sucesso”. 

Quanto a geração de empregos, o Governante disse que se prevê a absorção de uma considerável força de trabalho nacional, com a disponibilização de cerca de 8 mil postos de trabalho directos e indirectos, na fase de construção, e de 4 mil outros, na fase de operação, contribuindo, deste modo, para a redução da taxa de desemprego e uma utilização mais eficiente do principal recurso de um país: o homem.

Para o Governador de Benguela, Luís Nunes, a implantação da refinaria constitui uma iniciativa de grande importância dada a empregabilidade que proporciona.  Refinaria é "factor catalizador de progresso e desenvolvimento da região e da provincia, visto que vai aumentar a disponibilidade de derivados de petróleo”, reforçou.
O Governador apelou aos futuros vencedores do concurso hoje lançado para "dar primazia à mao-de-obra local".

No acto de lançamento do Concurso Público Internacional para o Investimento na Refinaria do Lobito foram apresentados os resultados dos estudos preliminares de viabilidade económica da capacidade de processamento considerada para a construção da Refinaria do Lobito, numa ou em várias fases, visando o alcance preferencial  de 200.000 barris de óleo por dia.

Os interessados poderão contactar a Direcção de Estratégia e Gestão de Portfólio da Sonangol para assuntos questões relativos ao concurso lançado, através do email lobitoref.project@sonangol.co.ao


Voltar