mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
11 Abril de 2024 | 14h04

PRÉ-SAL: O QUE É?

Literacia - conceitos relacionados à indústria petrolífera

"Pré-sal” é uma área de reservas petrolíferas em águas ultra-profundas que podem variar de 5 a 7 mil metros de profundidade debaixo de uma profunda camada de sal, uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. As reservas são compostas por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial.

A rocha é chamada de pré-sal em razão da escala de tempo de formação geológica, ou seja, o tempo de formação do petróleo. A camada de reserva de petróleo do pré-sal foi formada antes da rocha de camada salina e foi coberta por esta milhões de anos depois, daí o termo "pré”.

Histórico

Reza a história que as rochas de petróleo do pré-sal foram formadas há mais de 100 milhões de anos devido à separação dos continentes sul-americano e africano. Há registos de que este petróleo está debaixo de dois quilómetros de água, mais dois quilómetros de rocha e, por fim, outros dois quilómetros de crosta de sal.

A exploração e produção do petróleo pré-sal requer o uso de tecnologia de ponta e representa um desafio único na perfuração através de quilómetros de sal, enfrentando pressões extremas e ambientes corrosivos. A produção do pré-sal fica abaixo de profundidades de 5 mil metros e são enfrentados vários obstáculos para a extracção deste petróleo, desde a profundidade em que se encontra, como o caso do Brasil, onde é produzido a mais de   7 mil metros.

Benefícios com a extracção do petróleo do pré-sal

A camada de sal conserva a qualidade do petróleo mantendo-o quente dentro das rochas e facilitando a sua extracção. O petróleo reservado nas camadas de pré-sal é considerado leve, de baixa densidade, sendo igual ou inferior a 0,87 e a camada de sal conserva a qualidade do petróleo. É importante este factor, porque assim ele é muito mais fácil de refinar, além de produzir mais derivados finos; possui menos enxofre, por isso polui menos o ambiente, tornando-se, dessa forma, o petróleo mais valorizado no comércio mundial.

O Brasil, através da Petrobras, tornou-se um líder global na exploração do pré-sal. A descoberta de vastas reservas de petróleo nesta camada colocou o país no mapa mundial de produtores de petróleo, contribuindo significativamente para a economia do país.

A exploração do pré-sal não apenas elevou a produção de petróleo no Brasil, mas também fomentou avanços tecnológicos na indústria petrolífera, permitiu desenvolver tecnologias específicas para essa finalidade, como plataformas flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO), sistemas de perfuração avançados e técnicas sísmicas de ponta para mapear as reservas de petróleo.

Ao garantir uma produção robusta e sustentável de petróleo, o pré-sal ajuda a estabilizar os preços globais do petróleo e promove a segurança energética.

A jornada do pré-sal é mais do que uma história de exploração petrolífera, é também um testemunho do espírito humano e da busca incessante por inovação e superação de limites. O legado do pré-sal para o mundo é imenso, prometendo continuar a ser um pilar para o desenvolvimento energético sustentável no futuro.

Fontes de pesquisa:

Ecycle.com.br;
Wikipedia;
Petrobras.com.br
Google.com;
Mundo Educação.


Voltar