mirempet.gov.ao
Nacional
11 Setembro de 2023

PR VISITA PROJECTO DO TOBD

Visita de constatação do andamento das obras do projecto do Terminal Oceânico da Barra do Dande.

O presidente da República, João Lourenço, considerou "satisfatório" o nível de construção física das obras no Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD) e prevê a inauguração em Novembro de 2024.

As declarações foram prestadas, esta segunda feira, 11, no final da visita de constatação do andamento das obras no TOBD. Na ocasião, Titular do Poder Executivo lamentou também o facto de este projecto ter sido abandonado, antes do final de 2017 e só retomadas as obras em 2021, mencionou igualmente o projecto da Refinaria do Lobito.

"Há dois grandes projectos estratégicos do Sector dos Petróleos, TOBD e Refinaria do Lobito, que, lamentavelmente, antes de 2017, foram abandonados. Qualquer um deles são de grande estratégia para o país", disse João Lourenço, acrescentando que poderão garantir a produção de energia e ter uma grande capacidade de estocagem de combustíveis, respectivamente.

Por seu turno, o Ministro Diamantino Azevedo ressaltou o empenho da Sonangol que, apesar de todas as dificuldades, tem financiado esta primeira fase do projecto. 

"Tentamos encontrar parceiros para desenvolver este projecto mas as condições que ofereciam não eram as mais favoráveis", informou o governante, apresentado a disponibilidade da Sonangol para parcerias vantajosas ao desenvolvimento da segunda fase que considerou como mais direccionada à exportação.

O projecto do TOBD, sob responsabilidade da Sonangol. Teve início em 2012, tendo sido suspenso em 2016, com 10% de execução das obras. Retomou em 2021 com um reajuste adequado as necessidades do mercado e com uma tendência crescente, de acordo o consumo dos derivados de petróleo. Com a conclusão do mesmo, prevê-se a optimizar toda logística de armazenamento e de distribuição de combustíveis a nível nacional de forma mais segura, mais eficiente e menos honorosa.


Voltar