mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
25 Maio de 2021

OZANGO MINERAIS RECEBE VISITA DO SERM

Secretário de Estado para os Recursos Minerais visitou empresa Ozango Minerais para constatação do estado actual do projecto de exploração de elemento de terras raras

O projecto de exploração de elementos de terras raras do Longonjo "vai criar cerca de 500 empregos directos" na sua fase de mineração.

Esta informação foi prestada pelo responsável da Ozango Minais, Edson Nunes, durante a apresentação do Projecto, ao Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, nesta terça-feira, 25.05.2021.

Edson Nunes informou que o Projecto de terras raras do Longonjo progrediu da fase de prospeção, para a de solicitação da licença mineração.

Referiu que o projecto foi expandido para além do seu âmbito original, tornando-se num potencial fornecedor de classe mundial de concentrado misto de terras raras e que "produzirá mais de 5% do mercado global de REO (Óxidos de terras raras), quando atingir a produção em meados de 2023".

As operações do projecto compreenderão mais de 20 anos de vida útil da mina a céu aberto, a uma profundidade média de 25m, uma linha de transmissão para a mina de 60mw de energia hidroelétrica, circuito de água e infraestruturas. O Secretário de Estado, que se fez acompanhar de altos funcionários do Ministério e do governo provincial, recebeu explicações técnicas sobre a mesma.



Voltar