mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
14 Setembro de 2023

OPEP CELEBRA 63º ANIVERSÁRIO NA AOG2023

Celebração do aniversário da Organização dos Países Exportadores de Petróleo na 4ª edição da Conferência AOG2023

O sexagésimo terceiro aniversário da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) foi celebrado no último dia da Conferência Internacional e Exposição Angola Oil & Gas (AOG2023), 13/9, e mereceu um painel alusivo à data.

Ao tomar a palavra, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás enalteceu o facto de o Secretário-Geral OPEP, Haitham Al Ghais, ter anuído ao convite para participar na AOG2023 e escolhido a ocasião para celebrar esta data. 

"Neste 63º aniversário da OPEP, é importante reconhecer, não apenas as realizações do passado, mas também olhar para o futuro com determinação e visão" disse Diamantino Azevedo, acrescentando que a cooperação entre os países membros e a busca por soluções inovadoras são essenciais para enfrentar os desafios energéticos deste século. 

"Expresso o nosso compromisso contínuo em trabalhar juntos para um futuro energético mais sustentável e equitativo”, enfatizou o governante.

Diamantino Azevedo disse ainda que a integração de Angola na Organização provou que "abraçar novos parceiros produz bons resultados”, destacando que o espírito de colegialidade entre as nações, a vontade de inovar e de honrar os compromissos assumidos estiveram no centro da recente cooperação da OPEP com os seus parceiros não-OPEP sob a égide da "Declaração de Cooperação", criando- se a OPEP+, que tem contribuído para a estabilidade do mercado.

Para o Secretário-Geral da OPEP, a comemoração dos 63 anos da Organização, na quarta edição da AOG2023, denota a importância de Angola na OPEP. Ghais realçou igualmente a integração de outros seis países africanos, nomeadamente a Nigéria, Líbia, RDC, Guiné Equatorial, Gabão e Argélia, como uma "demostração de interesse de África para a OPEP". Na ocasião, ofereceu lembranças ao Ministro Diamantino Azevedo, ao Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barros, aos PCAS da ANPG e Sonangol, ao Governador da OPEP e ao CEO da Azule Energy.

A OPEP foi fundada aos 14 de Setembro de 1960,  no Iraque. Angola aderiu à OPEP a 1 de Janeiro de 2007, tendo assumido a presidência rotativa em duas ocasiões, sendo a primeira em 2009 e a segunda em 2021.


Voltar