mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
14 Agosto de 2021

NO CUNENE E MOXICO: ANGLOAMERICAN APERFEIÇOA CONHECIMENTO SOBRE METAIS BÁSICOS

AngloAmerican iniciou os levantamentos aerogeofísicos no Cunene e Moxico, para o aperfeiçoamento do conhecimento sobre metais básicos.

A multinacional mineira AngloAmerican iniciou este sábado, 14.08.2021, os levantamentos aerogeofísicos no Cunene e Moxico, para o aperfeiçoamento do conhecimento sobre metais básicos nessas províncias.

Os levantamentos acontecem em decorrência de um contrato de investimento mineiro, assinado pela companhia e o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), em Novembro de 2019. 

Para o efeito, estão a ser utilizados aviões com equipamentos de ponta que partiram do terminal VIPAERO, do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

O acto de descolagem das aeronaves foi presenciado pelo Secretário de Estado para Petróleo e Gás, José Barroso, e os PCA do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila, e da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), Jacinto Rocha.

Na ocasião, o PCA do IGEO disse que, para os referidos levantamentos, a AngloAmerican está a usara a informação geológica que foi adquirida através do  Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO). "Eles seleccionaram as suas áreas de interesse, usando a informação do PLANAGEO", sublinhou.

Explicou que "uma aeronave fará o levantamento eletromagnético na província do Moxico e a outra o levantamento magnético no Cunene, dentro do complexo garboanortozítico, que é um dos maiores do mundo".

 A AngloAmerican assinou com o MIREMPET  cinco contratos, sendo três para a província do Cunene, para metais básicos (cobre, cobalto e níquel), e dois no Moxico (cobre, cobalto e prata).


Voltar