mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
20 Novembro de 2023

MINERAIS CRÍTICOS REÚNEM PERITOS EM LUSAKA

Reunião de peritos sobre minerais críticos dos Estados membros da OACPS.

A primeira reunião de peritos sobre minerais críticos dos Estados membros da Organização dos Estados de África, Caribe e Pacífico (OACPS) teve início nesta segunda-feira, 20, no Centro Internacional de Conferência Mulungushi, em Lusaka, Zâmbia.

O encontro tem como objectivo a preparação do posicionamento da OACPS, face aos aspectos apresentados no regulamento dos minerais críticos da União Europeia, a ser apresentado na reunião dos ministros dos recursos minerais e minas dos Estados membros da Organização, em 2024, nos Camarões.

De acordo com o Director Nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, representante do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, estão a ser analisados aspectos sobre a promoção da estratégia de industrialização, agregação de valor e beneficiamento dos minerais críticos para satisfazer a estratégia mundial de descarbonização nas actividades económicas.

"Para além da partilha de experiências, constam entre os principais elementos abordados na reunião as necessidades-chave de comercialização, políticas de investimento e desenvolvimento de cooperação necessárias para apoiar a OACPS, visando potencializar a visão de agregação de valor económico sobre os minerais críticos, consequentemente, promover a transição digital e a economia verde”, esclareceu.

A reunião da OACPS decorre até ao dia 22 deste mês. Marcaram presença os 79 representantes dos países membros e o Representante Permanente Adjunto de Angola na União Europeia e OACPS, o embaixador António Nzita Mbemba.


Voltar