mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
30 Janeiro de 2024

LAPIDAÇÃO: PDDS JÁ CONTA 5 FÁBRICAS E 1 ESCOLA

Pólo de Saurimo já tem 5 unidades de corte e lapidação e uma fábrica-escola

A fábrica de lapidação de diamantes Robust Diam, Lda, inaugurada a 30.01.24, pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, é a quinta erguida no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS) e é propriedade da Robust Diastar DMCC com 51% e ENDIAMA que detém 49% das acções.

O investimento global é de USD 5,5 milhões e possui uma capacidade instalada de 96 mil quilates por ano e uma média mensal de 8 mil quilates.

Com a construção da fábrica foram criados 200 postos de trabalho e espera-se por um volume de negócios entre 80 a 100 milhões de Dólares no primeiro ano de actividade.

Depois do corte da fita e visita às instalações, os investidores da Robust Diam prometeram construir outra unidade para lapidar micro-diamantes, tendo o Ministro Diamantino Azevedo solicitado que tal aconteça, se possível, ainda este ano de 2024.

"Viemos para inaugurar uma fábrica e saímos com a promessa de construção de mais uma unidade de lapidação de micro-diamantes, uma categoria que apenas tem sido lapidada na Índia. Isso vai colocar o nosso país nos marcos da indústria diamantífera mundial", afirmou o governante.

Um novo Pólo de lapidação de Diamantes está previsto para a Lunda Norte, ao que Diamantino Azevedo apelou aos operadores do segmento de corte e lapidação a investirem igualmente no futuro Pólo a construir no Dundo.
"Este ano é mais animador pelo que a cota (de diamantes brutos) a atribuir aos lapidadores vai aumentar", prometeu.


Voltar