mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
09 Outubro de 2023 | 10h10

ESTADO ACTUAL DA INDÚSTRIA DIAMANTÍFERA GLOBAL PREOCUPA GOVERNO

Angola preocupada com estado da indústria de diamantes.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse esta Segunda-feira, 09.10, em Luanda, durante o seu discurso na sessão de abertura da reunião do comité ad-hoc de revisão e reforma do sistema de certificação do processo kimberley, que o estado actual da indústria diamantífera global preocupa Governo e sociedade civil. 

O dirigente adiantou que "a conjuntura internacional actual exige que estejamos cada vez mais unidos e alinhados na defesa dos nossos interesses comuns com vista a contribuir para que as relações humanas, políticas e económicas no mundo sejam cada vez mais justas e garantam o tão apregoado desenvolvimento sustentável”. Diamantino Azevedo afirmou ainda que, todos os stakeholders do Processo Kimberley (PK) designadamente os representantes dos governos, da indústria e da sociedade civil estão preocupados com estado actual da indústria diamantífera global. 

"Temos estado a reflectir sobre estas iniciativas, para melhor e em conjunto defender os nossos interesses perante quaisquer que sejam as tendências que possam prejudicar a indústria diamantífera. Sei que esta reflexão está em curso e devemos acelerá-la, tendo em conta que as nossas vozes não podem nem devem ser ignoradas, porquanto somos importantes stakeholders nesta indústria, por isso, contamos com a vossa colaboração e envolvimento nesta causa comum, pois, só unidos podemos vencer esta batalha”. Enfatizou. 

O Ministro reafirmou o engajamento do Governo de Angolano em relação ao mecanismo de certificação das Nações Unidas para a prevenção de conflitos, augurando que as reformas em curso sejam coroadas de êxitos. 

De realçar que o objectivo do encontro é discutir e avaliar as propostas a serem apresentadas pelos responsáveis dos sub-grupos de trabalhos, bem como efectuar o balanço das actividades desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2023.


Voltar