mirempet.gov.ao
MIREMPET
25 Abril de 2022

GEOANGOL PASSA À ENDIAMA

A GEOANGOL é agora parte da Endiama e está vocacionada a sondagens e possui um laboratório para análises mineralógicas.

"É apanágio deste Executivo a edificação de instituições de suporte à actividade mineira", declarou o Ministro Diamantino Azevedo, quando procedia à abertura do workshop sobre "Diamantes e minerais satélites”, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo. 

O governante apontou a conclusão e inauguração dos Laboratórios geocientíficos de Luanda, do Lubango e de Saurimo, o último inaugurado esta segunda-feira, 25 de Abril. 

Aos três, continuou o Ministro, foram adicionados o Centro de Valorização de Rochas Ornamentais (Lubango) e o Laboratório de Diamantes de Angola (construído pela Endiama e inaugurado também hoje). 

Em Luanda, a GEOANGOL, então pertença da extinta FERRANGOL, "é agora parte da Endiama" e está vocacionada a sondagens e possui um laboratório para análises mineralógicas, informou Diamantino Azevedo. "O país deu um grande avanço nesse sentido, com o aumento da capacidade laboratorial que "vai permitir fazer localmente as análises que se faziam no exterior", sublinhou. 

O desafio, doravante, é, segundo o titular do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, "certificar os Laboratórios e apetrecha-los com pessoal qualificado".

Apelou às empresas mineiras e outros actores que trabalham com solos e água que "utilizem a capacidade existente". Outro apelo foi no sentido de se continuar a investir na mineração em Angola, citando exemplos de companhias multinacionais e juniores que já actuam no país.

"Continuem a investir no Sector, pois há confiança e condições juridico-legais", esclareceu.

Paul Hundt, gerente de Exploração da Rio Tinto Angola dissertou, durante o workshop, sobre a formação dos kimberlitos e minerais satélites do diamante, uma apresentação tida pelos especialistas como "rica em conteúdo e pedagogia". Fidel Manassas, coordenador da Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, discorreu sobre optimização do transporte em uma mina profunda, ao passo que o Professor Manuel Watangua mostrou a história da descoberta e Mineração de diamantes em Angola, bem como as regiões em que se concentram os kimberlitos. Silva Ginga, vinculado ao IGEO, falou sobre as valências do Laboratório de Diamantes, construído em Saurimo pela Endiama.

As actividades alusivas ao Dia do Trabalhador Mineiro prosseguem com visitas e inaugurações de projectos mineiros e de responsabilidade social na Lunda Norte, culminando a 27 de Abril.



Voltar