mirempet.gov.ao
MIREMPET
21 Março de 2023

DEPUTADOS ALEMÃES INTEIRAM-SE SOBRE DIVERSIFICAÇÃO NO SECTOR

Audiência concedida aos deputados alemães, Dietmar Freihoff e Sr. Stefan Keuter.

"Angola prepara-se para deixar de importar fertilizantes e exportar ureia". A informação foi prestada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, na audiência concedida, esta terça-feira, 21, aos deputados da República Federal da Alemanha, Dietmar Freihoff e Sr. Stefan Keuter, que mostraram interesse em conhecer os aspectos relacionados com o hidrogênio e a diversificação no Sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.  

Na ocasião, o governante fez uma breve apresentação das recentes reformas implementadas no sector, nomeadamente os novos modelos de governação, a criação da Agência de Petróleo e Gás e Biocombustíveis e Agência Nacional dos Recursos Minerais, privatização de alguns Projectos e outras.

Diamantino Azevedo explicou que, neste momento, um dos desafios é como fazer a diversificação Económica em Angola. Para tal, segundo o Ministro, "ainda precisamos muito do petróleo e gás para a diversificação”. "Queremos diversificar bastante na indústria. Já temos algumas fábricas, mas queremos mais. A indústria petroquímica, usando petróleo e gás, é um dos caminhos para diversificação”, salientou.

O governante disse ainda a aposta do Sector dos Recursos Minerais para a produção de fertilizantes que são um dos indicadores para o desenvolvimento da agricultura - uma das alternativas da diversificação económica nacional -, acrescentando que já existem projectos, em curso, direccionados para este objectivo como é o caso projectos de exploração de fosfatos em Cabinda.

"Com as medidas adoptadas, a partir do programa do Governo e projectos em curso, nos próximos anos, Angola já não terá necessidades de importar fertilizantes e vamos exportar ureia, esclareceu o Ministro.  

Quanto ao Sector de Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, entre outros aspectos, referiu que existe uma estratégia para refinação, para refinaria e petroquímica, salientando que as obras de melhoria da Refinaria de Luanda, a diminuição de gases para atmosfera e a construção das refinarias em Cabinda que vai produzir 60 mil barris por dia (BPD), no Soyo para 100 mil BPD e outra no Lobito para 200 mil BPD.  


Acompanhou a audiência o Embaixador da Alemanha acreditado em Angola, Stefan Traumann.



Voltar