O Centro de Formação Técnico-Profissional da Endiama (CEFOPE), situado no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo é uma instituição vocacionada a ministrar cursos de mineração, designadamente tipografia, cartografia electromecânica, prospecção mineira e exploração mineira.
A 24 de Fevereiro de 2023, o Centro recebeu a visita do Ministro Diamantino Azevedo que disse "ter gostado do que viu”. Esta página ouviu o Director do Centro, para quem "as escolhas destes cursos não foram feitas de forma aleatória”.
Leão Chimin explica que o seu encadeamento tem a ver com o desenvolvimento da actividade mineira, que começa com a topografia, a prospecção e descobertas dos diamantes.
"Uma vez descoberto os diamantes economicamente rentáveis, passamos à fase de exploração. E como esta demanda equipamentos mineiros, optamos pela realização do curso electromecânica”, diz Chimin, acrescentando que o Centro tem também uma vocação transversal, administrando cursos de serralharia civil, robótica, pneumática, electricidade e tantos outros.
"Um dos grandes objectivo deste centro na região é promover formação técnica e combater os elevados índices de desemprego. Iniciámos o primeiro siclo de formação em Março de 2022, com um universo inicial de 80 alunos, 25 dos quais de Catoca, e 55 alunos da comunidade”, contabiliza o Director.
Já no segundo ciclo, a Sociedade Mineira de Chitotolo mandou ao Centro 25 técnicos para receberem formação em diversas áreas, estando em aulas 120 alunos. Segundo Leão Chimin, "a capacidade instalada é de 300 alunos, sendo 220 alunos em aulas teóricas e 80 em aulas práticas”.
O terceiro ciclo de formação começa esta segunda-feira, 27.2, sendo requisito a 12ª classe concluída e devidamente certificada.
Os cursos técnicos, ligados à actividade mineira, têm a duração de 9 a 12 meses, ao passo que os demais levam 3 a 6meses.