mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
16 Agosto de 2023

CABGOC INICIA FABRICAÇÃO DA PLATAFORMA PARA PROJECTO N´DOLA SUL

Estaleiro naval de Porto Amboim vai produzir componentes para a construção de platafroma petrolífera.

A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), inaugurou esta quarta-feira, 16, o início da fabricação da plataforma de cabeça de poço N'dola Sul, em Porto Amboim, na província do Cuanza Sul. 

Ao discursar no acto de corte do primeiro aço para construção da base da plataforma petrolífera para o campo Ndola Sul o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás Diamantino Azevedo, disse que as reformas no quadro legal realizadas e implementadas no mandato passado permitiram criar um ambiente favorável ao retorno da actividade de produção petrolífera do país. 

"O projecto N´dola Sul é fruto disso, pois tratou-se de um empreendimento de baixo custo, desenvolvido com base nos termos fiscais permitidos para os campos marginais, deverá garantir o aumento da produção de país, aumentar o fornecimento de gás a LNG no Soyo e arrecadação de receitas fiscais para o estado no âmbito da estratégia do sector que visa impulsionar e identificar o gás”. 

Diamantino Azevedo garantiu que a fabricação da plataforma para o projecto N´dola Sul neste estaleiro sob a responsabilidade da empresa AGOA e que será integralmente feito por angolanos em Porto Amboim e Malongo, vai permitir reactivar as infraestruturas existentes nestas localidades, manter a força activa envolvida nesses projectos e poderá contribui para melhorar a competitividade nesse tipo de negócio no país, assim como aumentar a participação do empresariado nacional na prestação de serviços e fornecimento de bens para a indústria. 

O governante apelou a ANPG, Sonangol EP e a todas empresas operadoras no país, a trabalharem em conjunto para distribuição de serviços relacionados aos projectos e blocos pelos diversos estaleiros existentes em Angola. "A implementação deste projectop revela uma grande oportunidade para as empresas do sector na maximização da utilização e o empenho do empreiteiro do Bloco 0 operado pela CABGOC e contribuir de forma significativa para o bem da indústria nacional, esperamos que o plano definido inicialmente seja cumprido contando com a colaboração e participação de todos os envolvidos”, rematou o governante. 

O campo N´dola Sul situa-se no Bloco 0, a 60 km do Terminal de Malongo, em Cabinda. O projecto consiste numa plataforma de cabeça de poço com 12 poços de produção e um tie-back à plataforma existente de produção e processamento no Mafumeira, onde os fluidos serão processados e exportados para o sistema de transporte de petróleo e gás do Bloco 0. 

A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), como operadora, tem uma participação de 39,2 por cento no Bloco 0, juntamente com a Sonangol EP (41 por cento de participação ativa), a Total Energies (10 por cento de participação ativa) e a Azule Energy (9,8 por cento de participação ativa).


Voltar