mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
13 Setembro de 2023

AOG2023: MINISTRO DE ESTADO PARA A COORDENAÇÃO ECONÓMICA DESTACA PAPEL DO SECTOR PETROLÍFERO

Quarta edição da Conferência Internacional e Exposição Angola Oil & Gas .

A quarta edição da Conferência Internacional e Exposição Angola Oil & Gas (AOG2023) começou esta quarta-feira, 13, em Luanda, com o tema Segurança Energética, Descarbonização e Desenvolvimento Sustentável, sob realização do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) e da Energy Capital & Power.

O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, procedeu a abertura, realçando o desempenho do Sector dos hidrocarbonetos para o desenvolvimento económico de Angola, bem como o compromisso do governo em apoiar e colaborar com este Sector.

"Temos uma responsabilidade colectiva de preservação do planeta e, neste exercício, também continuarmos com a redução dos gases poluentes, a partir de um conjunto de acções que o país tem abraçado e  em curso para reduzir a emissão destes gases”, enfantizou o Ministro de Estado.

Por seu turno, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás disse que a AOG23 realiza-se num contexto de transição energética que obriga à tomada de decisões claras para garantir a segurança energética e dar resposta aos "prementes” desafios das alterações climáticas.

Diamantino Azevedo defendeu uma transição energética justa, considerando a necessidade de utilização de todas as fontes de energia existentes, dando a possibilidade aos países produtores de petróleo e gás de continuarem a desenvolver os seus recursos para promoverem o seu crescimento e desenvolvimento económico.

No caso de Angola, o governante avançou que a segurança energética e a descarbonização estão a ser tratadas no quadro da diversificação da matriz energética, esclarecendo que o Executivo angolano, para além da intensificação do investimento em projectos hidroeléctricos, tem desenvolvido vários projectos fotovoltaicos e promovido a reconversão de unidades de produção de energia térmica a diesel para gás.

"O sector petrolífero, por via da Sonangol e seus parceiros, numa acção complementar aos esforços do governo, tem também realizado um conjunto de acções para a implementação de projectos de energias renováveis, constituindo exemplos os projectos fotovoltáicos de Caraculo no Namibe, já inaugurado, e Quilemba na Huila, em fase de execução. A Sonangol está igualmente envolvida em estudos para o desenvolvimento de um projecto de hidrogénio verde e está a construir o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Sumbe, Província do Cuanza-Sul, para a realização de pesquisas ligadas aos hidrocarbonetos, energias renováveis e minerais críticos para a transição energética”, garantiu o Ministro.

A conferência AOG 2023 decorre até ao dia 14 de Setembro. Neste primeiro dia foram também rubricados acordos para estabelecer programas de cooperação entre a Agência Nacional de Petróleo e Gás e as Universidades Agostinho Neto, Universidade Católica de Angola e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, bem como da Sonangol com as mesmas instituições de ensino.

Testemunharam a abertura do evento a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvavlho, do Ministro de Hidrocarboneto da RDC, do Secretário Geral da OPEP Haithan Al Ghais, embaixadores, empresas ligadas ao Sector de petróleo e Gás e outras entidades.


Voltar