mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
18 Outubro de 2023

ANGOLA VAI REDUZIR GASES DE EFEITO ESTUFA

Acordo assinado entre o MIREMPET, a ANPG e a Agência Aeroespacial da Alemanha.

Um acordo assinado entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET),  a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a Agência Aeroespacial da Alemanha permitiu a realização de uma campanha de recolha de dados sobre o metano em instalações de petróleo e gás em Angola que  foram apresentados no "workshop sobre a partilha de dados do Projecto Methane To-Go do Programa das Nações Unidas para o Ambiente", realizado esta quarta feira, 18, no Auditório Albina Assis.

O Secretário de Estado para Petróleo e Gás, José Barroso, em representação do Ministro Diamantino Azevedo, abriu o encontro, tendo afirmado que "o programa das Nações Unidas para o Ambiente lançou o projecto Methane To-Go,  uma iniciativa global, com o objectivo de quantificar as emissões antropogénicas de metano provenientes das actividades de petróleo e gás, de modo a desenvolverem-se estratégias de mitigação. Pela sua importância e actualidade,  Angola, por via do Sector de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, aderiu à iniciativa". 

Alexandre Barroso realçou que esta decisão representa um passo importante no compromisso com o acordo de Paris no combate às alterações climáticas, especificamente, na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), para limitar o aquecimento global do planeta abaixo de 1,5 °c até ao final do século.

"Como está demonstrado cientificamente, o metano (ch4) é um dos principais gases de efeito estufa e tem um poder de aquecimento da atmosfera 80 vezes superior ao do dióxido de carbono, mas com um tempo de vida mais curto na atmosfera, inferior a 10 anos. Todos os esforços que a nossa indústria puder fazer para a redução das suas emissões na atmosfera, contribuirão significativamente no combate às alterações climáticas globais” realçou o governante.

José Barroso referiu também que este trabalho enquadra-se também nas acções do Plano de Desenvolvimento do Sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para o período de 2023- 2027.

Na ocasião, o PCA da ANPG, Paulino Jerónimo, o Projeto Metano To-Go vai ajudar a fomentar sinergias a favor da implementação de diagnósticos que contribuirão para o combate às alterações climáticas. 
 
"Vimos na iniciativa uma oportunidade de reafirmar o compromisso com as boas práticas universais que também dialogam com o quadro legal do nosso país e, em particular, do Sector”, concluiu o responsável da Agência. .


Voltar