mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
08 Abril de 2021

ANGOLA QUER BOTSWANA NA ADPA

O Conselho de Ministros da Organização aprovou a cessação de mandato do então Secretário Geral, suspenso desde 2020, o angolano Edgar de Carvalho e a Namíbia procedeu a passagem de pastas da presidência da ADPA à Tanzânia.

Uma Delegação Angolana chefiada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, participou nesta quinta-feira, 08/04/21, por videoconferência, na 7ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Associação de Países Africanos Produtores de Diamantes (ADPA), para avaliar e tomar decisões sobre a gestão da organização.

Diamantino Azevedo considerou que a ADPA está perante uma crise multifacetada e profunda, cuja solução, na opinião de Angola, "passa pela tomada de decisão sobre a continuidade das reformas da organização, o encargo salarial dos funcionários da ADPA, a continuidade ou não do actual Secretariado e a estratégia a adoptar para que os membros honrem com as suas obrigações financeiras”."

"A República de Angola considera que a tomada de decisões sobre as questões que acabo de enumerar é fundamental para definirmos a nossa continuidade na ADPA”, reforçou o Ministro.

Na sequência, o Chefe da Delegação Angolana defendeu a filiação da República do Botswana, um dos principais produtores Africanos de diamantes, na ADPA como "um desafio da associação”. 

Caso sejam apuradas e implementadas medidas adequadas que permitam ultrapassar os constrangimentos identificados, o governante reiterou a vontade do Governo Angolano em continuar a albergar a sede da ADPA.

Durante os trabalhos, o Conselho de Ministros da Organização aprovou a cessação de mandato do então Secretário Geral, suspenso desde 2020, o angolano Edgar de Carvalho e a Namíbia procedeu à passagem de pastas da presidência da ADPA à Tanzânia. 

Fizeram parte da delegação angolana o Secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, e os Membros do Comité de Peritos da ADPA em Angola.

São membros da ADPA: Angola, Camarões, Congo, RDC, República da Guiné, Namíbia, Africa do Sul, Tanzânia, Togo, República Centro Africana, Mali, Zimbábue, Argélia, Mauritânia, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana e Gabão.


Voltar